CONTATO
Segunda a Sexta: Das 8h às 20h
Sábados: Das 8h às 12h
agendamento@clinicaecare.com.br
11 5080.8908

Por que realizar a terapia em grupo?

Por que realizar a terapia em grupo?
Melissa Córdoba Batista

A psicoterapia em grupo é um método de psicoterapia destinado a qualquer pessoa que deseja expandir a sua autoconsciência e aprofundar o conhecimento de si mesmo, a partir do contato interpessoal.

Estudos e evidências encontrados na literatura demonstram que a psicoterapia em grupo é tão eficaz quanto a psicoterapia individual, e em alguns casos mais eficiente. Comprova-se que os insights grupais e as inter-relações desenvolvidas pelos elementos dos grupos reduzem a relação de dependência com o terapeuta e promovem maior autodomínio e segurança do paciente.

No decorrer do processo psicoterápico, a modalidade em grupo pode ser associada ou não à individual. São duas condições distintas e que se complementam, pois uma não impede a aplicação concomitante da outra. A escolha do grupo de terapia ideal para cada paciente depende de uma avaliação do psicoterapeuta, que leva em conta características pessoais – como idade, gênero e diagnóstico – com o objetivo de reunir participantes com perfis semelhantes.O fortalecimento da relação entre paciente e terapeuta, conhecida como aliança terapêutica, também é fundamental para evitar a interrupção precoce do tratamento.De igual modo, o paciente motivado fortalece a disposição do outro para engajar-se de forma mais efetiva na busca de transformações.

O processo terapêutico em grupo favorece muito o trabalho do paciente como agente de sua própria mudança. O terapeuta assiste e promove a mudança, auxiliando o participante a mobilizar e utilizar, de modo eficaz, seus próprios recursos para seu ajuste e restabelecimento. Os próprios membros encontram auxílios entre si, estabelecendo diálogos, escutando de forma empática a reflexão e análise sob diferentes perspectivas. O apoio mútuo consolida a união do grupo em torno de um objetivo em comum.

Nos dias atuais, a psicoterapia em grupo vem sendo cada vez mais utilizada e mostra excelentes resultados. O grupo possibilita ao indivíduo, por meio do relacionamento com outros integrantes, reconhecer as suas características pessoais, as do outro e do meio. A possibilidade de dividir experiências e ouvir outras pessoas que passam por problemas semelhantes é o grande diferencial da terapia em grupo, na qual um aprende com o outro e contribui para o seu equilíbrio.

* Melissa Córdoba Batista é Psicóloga e Diretora de Psicologia das Unidades Ecare.