Ansiedade é uma característica biológica comum entre os seres humanos, e influencia suas vidas desde o início dos tempos. Porém, nem sempre essa sensação deve ser considerada um problema. Trata-se de uma forma natural de defesa do organismo frente a problemas e possíveis ameaças, que ativa o instinto de sobrevivência e consegue reagir a situações e dificuldades de maneira preventiva e saudável.
São diversas as circunstâncias, desde o início da vida, que podem gerar ansiedade em um indivíduo: crianças ficam ansiosas antes de seu primeiro dia na escola; adolescentes, nas vésperas do vestibular; adultos enfrentam a ansiedade frente a compromissos importantes do cotidiano, quando mudam de emprego, nas vésperas do casamento, da formatura ou de outros eventos determinantes para sua vida futura.
Entretanto, existem pessoas incapazes de controlar a ansiedade, e, nesses casos, ela deixa de ser útil, para se tornar um transtorno patológico. Ao invés de prever e reagir a situações cotidianas, a pessoa se sente incapacitada, e sintomas físicos e psicológicos aparecem, causando dificuldades e sofrimento.
Sintomas comuns à ansiedade
-Angústia
-Inquietação
-Cansaço
-Insônia
-Boca seca
-Tensões musculares
-Tremores
-Dores específicas
-Sudorese
-Problemas digestivos
Fonte: Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (2013)
Quando a ansiedade está fora de controle, se tornando um estado patológico, os sintomas que mais chamam atenção são três medos específicos, que em geral não se concretizam:
-Medo de estar enlouquecendo
-Medo de ideias suicidas
-Medo de doenças
Fonte: ABC Med
A melhor forma de tratar os transtornos de ansiedade é procurar auxílio médico especializado. Psicoterapia, atividades relaxantes e que busquem concentração, como ioga, alongamento, mindfulness, entre outras, também ajudam no processo de controle da ansiedade, assim como exercícios físicos regulares, que produzem substâncias e hormônios responsáveis pela tranquilidade e bem-estar do corpo e da mente.
5 dicas para combater a ansiedade
-Pare de se comparar aos outros
-Assuma o controle/ estabeleça limites
-Cuide de suas relações
-Escute músicas de sua preferência
-Medite por um minuto, diariamente
Fonte: Revista Superinteressante
Veja abaixo dicas de aplicativos gratuitos para celular para meditar e relaxar:
-Zen
-Medita!
-5 minutos
-Medite.se
-Stop, breath & think (pare, respire e pense)