CONTATO
Segunda a Sexta: Das 8h às 20h
Sábados: Das 8h às 12h
agendamento@clinicaecare.com.br
11 5080.8908

Você sabe a diferença entre medo e ansiedade?

Muita gente confunde medo com ansiedade. Isso porque as diferenças entre um e outro são muito sutis e servem para nos proteger. A ansiedade está ligada ao futuro e é caracterizada como um sentimento de tensão e apreensão diante de uma situação que pode nem acontecer.

Quem nunca ficou ansioso para ver seu time ganhar um campeonato ou diante de uma entrevista de emprego? A ansiedade acontece em situações corriqueiras como essas, mas é preciso estar atento quando ela se dá de forma exagerada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. O último relatório divulgado apontou que 9,3% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno de ansiedade ou depressão.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, destaca que a inquietação pode durar mais de seis meses e atrapalhar a rotina diária, relacionamentos, trabalho e ainda levar à depressão.

Vídeo do Mega Curioso sobre 8 pontos que podem indicar se você tem ansiedade:

Como funciona o medo?

O medo é uma emoção ligada ao presente diante de uma situação que representa perigo real. O cérebro libera compostos químicos involuntariamente e o corpo reage com aceleração da respiração, sudorese, contração muscular, mãos úmidas, batimentos cardíacos rápidos e outros fatores.

Ele precisa de estímulos externos para acontecer, já que funciona como um alerta natural de sobrevivência diante do perigo. Exemplos: medo de animais, altura, água, avião, túneis, entre outros. Mas o medo excessivo de determinado fator pode ser caracterizado como fobia – quando o paciente passa a ter sintomas físicos e psicológicos de algo que nem aconteceu.

É preciso ficar atento às diferenças entre medo e ansiedade e aos sinais que o corpo está emitindo. Na dúvida, a melhor indicação é sempre procurar um especialista no assunto.

Vídeo sobre Medo do canal “Minutos Psíquicos”: