CONTATO
Segunda a Sexta: Das 8h às 20h
Sábados: Das 8h às 12h
agendamento@clinicaecare.com.br
11 5080.8908

Artistas que enfrentam distúrbios e transtornos mentais

Lady Gaga – Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Quem vê Lady Gaga cheia de energia pelo mundo afora nem imagina que a cantora sofreu de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. O problema surgiu após Gaga ter sido estuprada aos 19 anos. Como já falamos por aqui, o TEPT pode acontecer com pessoas que passam por situações extremamente perturbadoras, como abuso físico ou sexual, ou que já tenham algum histórico de ansiedade e depressão.

Lady Gaga já falou sobre o transtorno inúmeras vezes para ajudar aqueles que sofrem do mesmo problema e quebrar o tabu das doenças mentais. Segundo a cantora, os melhores remédios para a TEPT foram as palavras de amor e carinho que recebeu de amigos, familiares e fãs.

 

Victoria Beckham – Anorexia

A estilista Victoria Beckham revelou em sua autobiografia “Learning to fly” que sofreu de anorexia quando fez parte do grupo Spice Girls, nos anos 90. A principal exigência dos empresários era que as integrantes tivessem silhuetas magras e, para isso, Victoria passou a fazer regimes de risco para se ajustar às regras.

Recentemente, a ex-modelo recebeu uma chuva de críticas após a divulgação da nova campanha da sua grife, que exibia modelos magérrimas. Segundo os críticos, as imagens podem incentivar adolescentes a entrar em dietas sem orientação médica, causando transtornos e doenças.

Carrie Fisher (1956-2016) – Transtorno Bipolar

Carrie Fisher, a famosa Princesa Leia da franquia cinematográfica Star Wars, sofria de Transtorno de Personalidade Bipolar e chegou a usar cocaína durante o seu tratamento contra o distúrbio. Fisher foi diagnosticada com o transtorno aos 24 anos e foi uma das primeiras atrizes de Hollywood a assumir que era portadora de uma doença mental, abrindo caminhos para que outras pessoas falassem sobre o assunto, como é o caso da atriz e cantora Demi Lovato.

A atriz escreveu relatos sobre o transtorno em seu livro de memórias “Wishful drinking” e ajudou outras pessoas com o mesmo diagnóstico a enfrentar o distúrbio. Fez isso, por exemplo, em uma coluna publicada no jornal inglês The Guardian. Nele, Carrie destacou que o essencial para o tratamento era se conectar com aqueles que passavam pelo mesmo problema.

 

Padre Marcelo Rossi – Depressão

Em entrevista a um programa de televisão em 2017, o Padre Marcelo Rossi falou sobre o período em que enfrentou a depressão. “Durante 19 anos da minha vida, tirei pessoas da depressão levando-as a Jesus, mas eu não acreditava nelas. Achava que era frescura”, disse.

A depressão do padre começou em um acidente na esteira de corrida em 2010 e com a perda de três cachorros. Rossi quebrou a perna e ficou em uma cadeira de rodas por seis meses, sem praticar nenhum tipo de atividade física, chegando a pesar 125 kg.

 

Adele – Depressão Pós-Parto

Em entrevista à revista Vanity Fair, a cantora Adele revelou que sofreu de Depressão Pós-Parto após o nascimento do filho Angelo, de 4 anos.

“Meu conhecimento sobre a DPP é que você não quer estar com o seu filho. Você tem medo de machucar o seu filho e, ao mesmo tempo, tem medo de não estar fazendo um bom trabalho. Eu me sentia insuficiente e inadequada, como se eu tivesse tomado a pior decisão da minha vida. Ela pode surgir de várias formas”, relatou a cantora.

A DPP acontece logo após o nascimento da criança e gera tristeza e desesperança na mãe, que sofre com as alterações de humor decorrentes das alterações hormonais do término da gravidez.

Jô Soares – Transtorno Obsessivo Compulsivo

Durante uma entrevista com a cantora Maria Rita, no extinto Programa do Jô, o apresentador Jô Soares assumiu que desenvolveu Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), um distúrbio que leva a pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos.

Jô Soares afirmou que deixa todos os quadros levemente inclinados para a direita em sua casa para amenizar o distúrbio.