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Ansiedade normal e patológica: como diferenciá-las e prevenir transtornos

Ansiedade é uma característica biológica comum entre os seres humanos, e influencia suas vidas desde o início dos tempos. Porém, nem sempre essa sensação deve ser considerada um problema. Trata-se de uma forma natural de defesa do organismo frente a problemas e possíveis ameaças, que ativa o instinto de sobrevivência e consegue reagir a situações e dificuldades de maneira preventiva e saudável.

São diversas as circunstâncias, desde o início da vida, que podem gerar ansiedade em um indivíduo: crianças ficam ansiosas antes de seu primeiro dia na escola; adolescentes, nas vésperas do vestibular; adultos enfrentam a ansiedade frente a compromissos importantes do cotidiano, quando mudam de emprego, nas vésperas do casamento, da formatura ou de outros eventos determinantes para sua vida futura.

Entretanto, existem pessoas incapazes de controlar a ansiedade, e, nesses casos, ela deixa de ser útil, para se tornar um transtorno patológico. Ao invés de prever e reagir a situações cotidianas, a pessoa se sente incapacitada, e sintomas físicos e psicológicos aparecem, causando dificuldades e sofrimento.

Sintomas comuns à ansiedade

-Angústia

-Inquietação

-Cansaço

-Insônia

-Boca seca

-Tensões musculares

-Tremores

-Dores específicas

-Sudorese

-Problemas digestivos

Fonte: Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (2013)

 

Quando a ansiedade está fora de controle, se tornando um estado patológico, os sintomas que mais chamam atenção são três medos específicos, que em geral não se concretizam:

-Medo de estar enlouquecendo

-Medo de ideias suicidas

-Medo de doenças

Fonte: ABC Med

 

A melhor forma de tratar os transtornos de ansiedade é procurar auxílio médico especializado. Psicoterapia, atividades relaxantes e que busquem concentração, como ioga, alongamento, mindfulness, entre outras, também ajudam no processo de controle da ansiedade, assim como exercícios físicos regulares, que produzem substâncias e hormônios responsáveis pela tranquilidade e bem-estar do corpo e da mente.

 

5 dicas para combater a ansiedade

-Pare de se comparar aos outros

-Assuma o controle/ estabeleça limites

-Cuide de suas relações

-Escute músicas de sua preferência

-Medite por um minuto, diariamente

Fonte: Revista Superinteressante

 

Veja abaixo dicas de aplicativos gratuitos para celular para meditar e relaxar:

-Zen

-Medita!

-5 minutos

-Medite.se

-Stop, breath & think (pare, respire e pense)